sexta-feira, 28 de agosto de 2015

A Família Cristã e o Testemunho

A Família Cristã e o Testemunho
Texto: Mateus 12:25 “Jesus, porém, conhecendo-lhes os pensamentos, disse: Todo reino dividido contra si mesmo ficará deserto, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá.”
 “Amado, não permitas que nada ameace a unidade da tua família!”
Meu amado irmão, raça eleita, sacerdócio santo, chamado para vencer!
Este nosso recado, inspirado pelo Espírito Santo, nos possibilita dar um passo bem amplo a respeito de família cristã e de testemunho. Quando Jesus mostrava aos fariseus algo importante do coração do Pai a respeito da família, Ele também disse algo importante, mostrando que uma dissensão entre cidades, nações, organizações, ou, até mesmo, entre igrejas, não implica em destruição, mas, que há uma queda fatal, quando a dissensão se dá no seio da família.
Às vezes, duas nações brigam, morre gente, e as nações continuam. Às vezes, dois governantes de duas cidades se altercam, e as cidades continuam. Mas, quando a dissensão é no seio da família… Eu te digo, do meu coração, que casa onde houver divisão, fatalmente, haverá desolação! Jesus disse: “… casa dividida contra si mesma não subsistirá.” A Igreja Cristo Vive chama a si, através do seu altar, a responsabilidade de ensinar as famílias da Graça de Deus a encontrarem um estilo de vida, em que a mensagem bíblica seja aplicada e vivida na sua plenitude.
É esta a responsabilidade do meu apostolado, do meu episcopado: nós, a começar pela liderança da igreja, acreditamos na visão bíblica para a família cristã, quando ela está profundamente ancorada na doutrina da Graça de Deus. Cabe, sempre, ao líder da família, ao ouvir os ensinamentos passados no altar da igreja, tomar decisões sobre os preceitos bíblicos, para que haja unidade não só social, mas, sobretudo, espiritual dentro da família. É fundamental que a família tenha os seus membros vinculados à igreja, para que sejam sempre honrados, abençoados e unidos.
A tua família vinculada à casa do Senhor deve ser uma meta constante na tua vida. Vê o que diz Atos 21:5-6 “Passados aqueles dias, tendo-nos retirado, prosseguimos viagem, acompanhados por todos, cada um com sua mulher e filhos, até fora da cidade; ajoelhados na praia, oramos. E, despedindo-nos uns dos outros, então, embarcamos; e eles voltaram para casa.” Aqui, podemos ver que a espiritualidade familiar é a referência da família. Algumas famílias foram com o apóstolo Paulo até fora da cidade, ajoelharam-se, oraram na praia, depois, se despediram e voltaram para casa. Todas estavam comprometidas com Deus.
Vejamos 1 Coríntios 16:15 “E agora, irmãos, eu vos peço o seguinte (sabeis que a casa de Estéfanas são as primícias da Acaia e que se consagraram ao serviço dos santos)”. Havia a casa de uma família, a de Estéfanas, em que todos eram dedicados ao serviço dos santos. É preciso que nós, da família da Graça de Deus, nos voltemos para estes princípios.


Infelizmente, a cultura do nosso país vai destruindo as raízes bíblicas. A família não ora mais na hora das refeições, não dá graças a Deus quando acorda, não agradece por todas as coisas que tem, porque a televisão afasta as pessoas. Falta moralidade em muitas questões familiares. Eu desejo que cada uma das famílias de nosso ministério tenha sua casa consagrada ao serviço dos santos, ao serviço de Deus!
Diz 2 Timóteo 1:16 “Conceda o Senhor misericórdia à casa de Onesíforo, porque, muitas vezes, me deu ânimo e nunca se envergonhou das minhas algemas…”. A casa de Onesífero dava ânimo a Paulo. A família de Onesíforo era tão espiritual, tão cheia de Deus, que animava o apóstolo quando ele se encontrava preso ou em dificuldades, procurando encorajá-lo e orando por ele. Estes lares, como os de Onesífero e Estéfanas, têm que ser vividos hoje também!
Quando a família está vinculada à igreja, ela se torna forte, unida, e não cai em heresias nem, como se costuma dizer, no “conto do vigário”. Vê o que diz Tito 1:11 “É preciso fazê-los calar, porque andam pervertendo casas inteiras, ensinando o que não devem, por torpe ganância.” Quando uma família está ligada à doutrina, ela reconhece no anjo da igreja o seu apóstolo, o seu pastor, aquele que cuida da sua alma, crê na Palavra, não discute nem questiona a vontade de Deus; quando as heresias vêm, a família diz: ‘Não! Nós somos da Graça de Deus! Não queremos saber o que dizem as “Testemunhas de Jeová”, os “Mórmons”, ou a “Corrente dos setenta”. Nós temos uma doutrina e não aceitamos aqueles que pregam por torpe ganância.
É importante que as famílias do nosso ministério saibam que cada família tem um ministério, que é o seu testemunho público que todos devem prestar sobre aquilo que a família deve ser. Nós, cristãos, temos implícito na nossa vida a obrigação de dar testemunho, e dizer ao mundo: ‘Vejam em nós o exemplo de uma família evangélica’, porque as famílias do mundo não têm nada para dizer; brigam, se desentendem, se agridem, usam bebidas alcoólicas, falam palavrão…
Vejamos, agora, Paulo mostrando como uma família deve dar testemunho: 1 Timóteo 3:4 “… e que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito”. A condição básica para um chefe de família é governar bem a própria casa; governar com disciplina, com educação, com carinho, com amor, com boas atitudes, com testemunho. Afinal, ele é o líder da casa, a família leva o seu nome, por isso, ele tem que saber conduzir bem o seu lar.
Há homens que não governam bem a própria casa; deixam as coisas correrem de qualquer jeito. Há muitos anos atrás, quando eu estava iniciando o meu ministério, recebi um senhor muito importante da sociedade local da igreja. Eu lhe disse: mão frouxa, isto é, falta de pulso sobre a casa, faz gotejar na casa. Esse senhor ficou muito zangado comigo, e falou: “O senhor está me chamando de frouxo?” Eu respondi: não, estou dizendo que o senhor não governa bem a sua casa. Os filhos dele estavam envolvidos com drogas, e ele lhes dava dinheiro para comprá-las. Bem, esse senhor ficou muito triste, aborrecido, e acabou saindo da igreja. Hoje, seus filhos são todos derrotados. Ele não soube governar bem a  própria família.


Tu podes ser um empresário, um profissional liberal, um executivo, mas o governo, a liderança, tem que começar dentro de casa. Se não há o exemplo dentro de casa, a casa é dividida, e casa dividida contra si mesma não subsiste. Governa bem a tua casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito. Irmão, eu tenho três  filhos adultos; os meus filhos foram criados com disciplina e respeito. Desde pequenos, tiveram o exemplo em casa. Eles nunca me envergonharam. Sinto orgulho deles!
Um dia destes, eu e minha esposa conversamos com uma senhora da igreja, e ela nos contou que um garoto de seis anos disse à mãe: “Oh mãe, sai da sala que estou cansado de ouvir a tua voz!” E a mãe saiu. Como pode! Uma criança de seis anos! A Bíblia diz que temos que disciplinar nossos filhos com todo o respeito. Criar os filhos não é apenas alimentá-los, é preciso dar exemplo, testemunho.
Vê o Paulo diz em 1 Timóteo 3:12 “O diácono seja marido de uma só mulher e governe bem seus filhos e a própria casa.” Quem está comprometido com Deus tem que ser marido de uma só mulher e governar bem os filhos e a casa. Há pessoas que me dizem: ‘Pastor, eu tenho seiscentos funcionários na minha empresa, e tudo funciona como um relógio suíço!’ E em casa, meu irmão? ‘Bem, em casa, pastor, é a maior confusão!’. Há pessoas que conseguem governar bem os negócios, mas não sabem governar os filhos. Eu sei de filhos que até batem no rosto da mãe! Amado, empenha-te em governar bem a tua própria casa.
Diz 1 Timóteo 5:14 “Quero, portanto, que as viúvas mais novas se casem, criem filhos, sejam boas donas de casa e não dêem ao adversário ocasião favorável de maledicência.” Eu concordo com Paulo. Os viúvos, os divorciados devem se casar de novo. O sentimento da solidão é um desespero. Pode até matar! As pessoas sofrem muito sozinhas! Portanto, se estás só, amada, refaz o teu lar, cria filhos, cuida bem da tua casa, e não dês motivos de maledicência.
Vê, agora, como deve ser a postura da família: Tito 1:6 “… alguém que seja irrepreensível, marido de uma só mulher, que tenha filhos crentes que não são acusados de dissolução, nem são insubordinados.” Irmão, quando crias um filho que não é acusado de dissolução nem de insubordinação, é uma verdadeira vitória! Para isso, tem que haver o exemplo dentro de casa.
Paulo nos mostra onde começa a ética da família em 1 Coríntios 7:39 “A  mulher está ligada enquanto vive o marido; contudo, se falecer o marido, fica livre para casar com quem quiser, mas somente no Senhor.” O que é casar no Senhor? É casar com as bênçãos evangélica, cristã e pública. Há casos que a esposa vem para igreja e o marido vem depois, ou vice e versa, mas é absolutamente necessário que procurem a bênção de Deus no seu casamento.
Vê o contrário do casamento no Senhor em 1 Coríntios 5:1 “Geralmente, se ouve que há entre vós imoralidade e imoralidade tal, como nem mesmo entre os gentios, isto é, haver quem se atreva a possuir a mulher de seu próprio pai.” Este texto nos mostra uma família desgovernada. Paulo estava dizendo aos coríntios que havia um senhor na igreja, certamente casado em segunda núpcias, cujo filho mantinha relações sexuais com a madrasta. Vê aonde chega o extremo de uma família dividida, totalmente contra os princípios éticos da família.


Vê como a Bíblia chama os filhos dos casados no Senhor: 1 Coríntios 7:14 “Porque o marido incrédulo é santificado no convívio da esposa, e a esposa incrédula é santificada no convívio do marido crente. Doutra sorte, os vossos filhos seriam impuros; porém, agora, são santos.” Irmão, os nossos filhos são santos! O nosso ministério na igreja é dar o testemunho do que é uma família bem governada, uma família de paz, enfim, uma família de Deus!
Vejamos o que diz Efésios 5:28-29 “Assim também os maridos devem amar a sua mulher como ao próprio corpo. Quem ama a esposa a si mesmo se ama. Porque ninguém jamais odiou a própria carne; antes, a alimenta e dela cuida, como também Cristo o faz com a igreja”. Então, o marido deve amar a esposa como a si mesmo. Sabes por que? Porque os filhos vão aprender a amar com o pai. É muito importante um filho ver um pai carinhoso. Mesmo que sejas de uma família rude, que não estejas habituado a carinhos e gentilezas, que teu pai nunca tenha te beijado, agora, tu estás numa educação cristã, que manda os maridos amarem a esposa. E amar não é dizer ‘eu amo’. Amar são atitudes, são gestos, são dádivas… Amar são vinte quatro horas por dia!
Amada, a mulher deve reconhecer sempre a autoridade do marido. Vê isto em Efésios 5:22 “As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor”. Se a mulher é submissa a Deus, ela tem que começar por ser submissa ao próprio marido. Há irmãs que não são submissas ao marido. O marido diz branco, a mulher diz preto. O marido diz: ‘Vamos ver o jogo de futebol?’, a mulher diz: ‘Não, vamos ver o Guga’. Não pode, irmã. É preciso haver acordo. E acordo por amor! A mulher de Deus não foi feita para brigar com o marido.
Irmã, se amas o teu marido, sê submissa. Vê o que diz Colossenses 3:18 “Esposas, sede submissas ao próprio marido, como convém no Senhor.” Mesmo que o teu marido seja dominador e não queira acordos, não importa, sê submissa. Deus vai tratar com o teu marido. Com a submissão da esposa ao marido, o casal está preparando o futuro dos filhos.
Vejamos 2 Coríntios 12:14 “Eis que, pela terceira vez, estou pronto a ir ter convosco e não vos serei pesado; pois não vou atrás dos vossos bens, mas procuro a vós outros. Não devem os filhos entesourar para os pais, mas os pais, para os filhos.” É responsabilidade dos pais entesourar para os filhos.
E sabes, irmão, tesouro não é só dinheiro. Tesouro é educação, é respeito, é testemunho, é exemplo… Quer maior tesouro para os filhos que o exemplo de um pai digno e uma mãe fiel? Cabe aos pais preparar o futuro dos filhos. E sabes por que? Para que no futuro, quando os pais forem velhinhos, os filhos saibam que, por causa da herança espiritual, eles serão obrigados a cuidar deles.


Vê 1 Timóteo 5:4 “Mas, se alguma viúva tem filhos ou netos, que estes aprendam primeiro a exercer piedade para com a própria casa e a recompensar a seus progenitores; pois isto é aceitável diante de Deus.” Então, cabe-me a mim e aos meus irmãos cuidar da nossa mãe! Caberá aos filhos, pela educação que receberem dos pais, aprenderem, primeiro, a amar e cuidar dos de casa, para que possam recompensar os pais quando forem velhos.
Há cristãos que conhecem bem a eleição, a predestinação, a graça de Deus, mas são um fracasso em casa. Coisa triste é ver uma mãe idosa, um pai idoso abandonados num asilo. Ás vezes, o filho é um engenheiro, um advogado, mas joga o pai e a mãe num lar de idosos para se ver livre deles. E fazem isto porque não foram ensinados a exercer piedade com os da própria casa. Não receberam amor dos seus pais. Os filhos devem ver no testemunho dos pais os deveres a seguir.
Vê o que diz a Palavra em Efésios 6:1-4 “Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra. E  vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor.” Muitos filhos não vão bem na vida e não têm longevidade porque não honraram seus pais. Muitos pais provocam seus filhos à ira quando deviam criá-los na admoestação do Senhor. Depois, os filhos crescem e, por vingança, abandonam o pai e a mãe.
Vê Provérbios 29:15 “A vara e a disciplina dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma vem a envergonhar a sua mãe.” Às vezes, uma palmada ou um puxãosinho de orelha na hora certa tem um bom efeito. Tem filho que não respeita a mãe porque não vê autoridade nela. É preciso criar os filhos com limites. Se não houver limites não há educação. A disciplina evita que o filho venha a envergonhar a sua mãe. Muitos pais amargam constrangimento e vergonha pelo comportamento dos filhos. Amado, os filhos são o reflexo dos pais.
Agora, vamos ver uma situação num lar de uma família que passou momentos drásticos, por não haver disciplina, não haver exemplo de pai dentro de casa, nem haver uma mãe forte, porque a mulher é que exerce governo dentro de casa. Cabe à mãe dar aos filhos noções de valores de acordo com a Bíblia, porque eles aprendem muitas coisas erradas tanto na escola como na vizinhança.
Vamos ver, então, a história de um juiz e sacerdote, homem famoso, chamado Eli. Vê 1 Samuel 4:18 “Ao fazer ele menção da arca de Deus, caiu Eli da cadeira para trás, junto ao portão, e quebrou-se-lhe o pescoço, e morreu, porque era já homem velho e pesado; e havia ele julgado a Israel quarenta anos.” Eu quero que tu saibas porque ocorreu esta situação com o sacerdote Eli, que tinha dois filhos e foi juiz de Israel durante quarenta anos.
Vejamos 1 Samuel 1:3 “Este homem subia da sua cidade de ano em ano a adorar e a sacrificar ao SENHOR dos Exércitos, em Siló. Estavam ali os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias, como sacerdotes do SENHOR.” O pai era um juiz e sacerdote, e os filhos, Hofni e Finéias, simulavam que eram sacerdotes.


Eli era um homem que não cuidava muito bem das relações dos seus filhos. 1 Samuel 2:22 “Era, porém, Eli já muito velho e ouvia tudo quanto seus filhos faziam a todo o Israel e de como se deitavam com as mulheres que serviam à porta da tenda da congregação.” Eli, talvez pelo peso dos anos, mesmo sendo um sacerdote, fazia vista grossa aos maus procedimento de seus filhos. Mas ele era um homem muito sensível a Deus.
Vê 1 Samuel 3:8-9 “O SENHOR, pois, tornou a chamar a Samuel, terceira vez, e ele se levantou, e foi a Eli, e disse: Eis-me aqui, pois tu me chamaste. Então, entendeu Eli que era o SENHOR quem chamava o jovem. Por isso, Eli disse a Samuel: Vai deitar-te; se alguém te chamar, dirás: Fala, SENHOR, porque o teu servo ouve. E foi Samuel para o seu lugar e se deitou.” Aqui, vemos que Eli, para Samuel, era uma pessoa; cuidava bem do filho de Ana, que veio a se tornar um profeta, mas dos de casa, ele não queria saber; deixava os filhos em segundo plano, e eles não tinham nenhum temor a Deus.
Vejamos isso em 1 Samuel 2:12 “Eram, porém, os filhos de Eli filhos de Belial e não se importavam com o SENHOR”. Eles tinham atitudes de filhos do diabo, e o pai era um sacerdote! Que coisa tremenda! Ainda ontem, eu li um comentário de um dos maiores evangelistas do mundo, e ele disse o seguinte: “Eu levei milhares de pessoas a Jesus, mas não consegui levar os meus filhos para Deus”. Era isto que acontecia com Eli, que ensinava e passava o sacerdócio para o filho de Ana, que não era sangue dele, mas os seus filhos não se importavam com o Senhor!
Diz assim 1 Samuel 2:17 “Era, pois, mui grande o pecado destes moços perante o SENHOR, porquanto eles desprezavam a oferta do SENHOR.” Os filhos de Eli levavam a vida como “o diabo gosta”! Para os de fora, como o filho de Ana, Eli dava testemunho, mas os de casa ele deixava correr solto; não era um homem educador, não tinha os filhos debaixo de disciplina. Ele não governava bem a sua casa, e sua família tinha uma reputação lastimável.
Eu dou graças a Deus porque tenho sido um instrumento para conduzir milhares de pessoas a Jesus, mas dou mais graças a Deus por ter conduzido os meus filhos a Jesus. O que seria de mim se eu ganhasse o mundo inteiro para Deus, e os meus filhos não fossem da casa do Senhor? ‘Ah, pastor, santo de casa não faz milagre! Profeta não tem honra na sua casa’. Isto não é bem assim, irmão. O teu testemunho como pai, marido, mãe, esposa terá influência nos teus filhos, e isto faz a diferença.
Eli, profeta, juiz e sacerdote, recebeu três avisos. O primeiro foi o do próprio povo. Vê o vs. 24 “Não, filhos meus, porque não é boa fama esta que ouço; estais fazendo transgredir o povo do SENHOR.” O povo do Senhor chegou a Eli e disse: ‘Os teus filhos são motivo de transgressão’. Eli disse isso aos filhos, mas não fez  nada para corrigir aquela situação.
O segundo aviso foi trazido por um desconhecido: vs. 27-34 “Veio um homem de Deus a Eli e lhe disse: Assim diz o SENHOR: Não me manifestei, na verdade, à casa de teu pai, estando os israelitas ainda no Egito, na casa de Faraó? Eu o escolhi dentre todas as tribos de Israel para ser o meu sacerdote, para subir ao meu altar, para queimar o incenso e para trazer a estola sacerdotal perante mim; e dei à casa de teu pai todas as ofertas queimadas dos filhos de Israel. Por que pisais aos pés os meus sacrifícios e as minhas ofertas de manjares, que ordenei se me fizessem na minha morada? E, tu, por que honras a teus filhos mais do que a mim, para tu e eles vos engordardes das melhores de todas as ofertas do meu povo de Israel? Portanto, diz o SENHOR, Deus de Israel: Na verdade, dissera eu que a tua casa e a casa de teu pai andariam diante de mim perpetuamente; porém, agora, diz o SENHOR: Longe de mim tal coisa, porque aos que me honram, honrarei, porém os que me desprezam serão desmerecidos. Eis que vêm dias em que cortarei o teu braço e o braço da casa de teu pai, para que não haja mais velho nenhum em tua casa. E verás o aperto da morada de Deus, a um tempo com o bem que fará a Israel; e jamais haverá velho em tua casa. O homem, porém, da tua linhagem a quem eu não afastar do meu altar será para te consumir os olhos e para te entristecer a alma; e todos os descendentes da tua casa morrerão na flor da idade. Ser-te-á por sinal o que sobrevirá a teus dois filhos, a Hofni e Finéias: ambos morrerão no mesmo dia.”
Primeiro, vem um aviso do povo, Eli não faz nada, depois, vem um homem de Deus e diz: ‘Se tu não pões regras aos teus filhos, eles vão morrer, não vai haver longevidade na tua casa’, e Eli não quer saber. Finalmente, Deus fala com Eli em 1 Samuel 3:13 “Porque já lhe disse que julgarei a sua casa para sempre, pela iniqüidade que ele bem conhecia, porque seus filhos se fizeram execráveis, e ele os não repreendeu.” Deus julgou a casa de Eli e fez justiça porque ele não repreendeu os seus filhos, que se tornaram abomináveis.
Irmão, eu quero te dizer que havia em Eli, o sacerdote e juiz, uma ausência de comprometimento de família com Deus. E a Bíblia diz que o homem de Deus deve governar bem a sua casa, criando os seus filhos sob disciplina e respeito. Eli honrou aos filhos mais do que ao Senhor, tornado-se cúmplice deles. Ele não educou os filhos nos caminhos do Senhor, não repreendeu a sua rebelião, e 1 Samuel 15:23 diz: “Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria…”. Os filhos eram de Belial porque o pai não dava o exemplo dentro de casa. Ele se concentrava nas funções de sacerdote, de profeta, de juiz, e deixava a família para segundo plano.
Meu amado, presta atenção no que vou te dizer: gasta tempo com a família, cuida dos teus filhos, ama a tua mulher. E à mulher, eu digo: sê submissa ao teu marido. É importante que os filhos sigam estes exemplos!
Eu creio que o que se passou na casa de Eli teria sido evitado, se ele tivesse seguido o que nos ensina Hebreus 12:5-11 “… e estais esquecidos da exortação que, como a filhos, discorre convosco: Filho meu, não menosprezes a correção que vem do Senhor, nem desmaies quando por ele és reprovado; porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe. É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige? Mas, se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos. Além disso, tínhamos os nossos pais segundo a carne, que nos corrigiam, e os respeitávamos; não havemos de estar em muito maior submissão ao Pai espiritual e, então, viveremos? Pois eles nos corrigiam por pouco tempo, segundo melhor lhes parecia; Deus, porém, nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes da sua santidade. Toda disciplina, com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; ao depois, entretanto, produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça.”


A Bíblia está nos dizendo que Deus disciplina a família para aproveitamento. Ele fala na mensagem, através do pastor, permite uma situação, fecha uma porta, tudo para a disciplina e correção da família. Ás vezes, pode vir até um açoite à família, quando ela não dá ouvidos à voz de Deus. Ora, temos que honrar a Deus, porque a disciplina que vem sobre a nossa vida é para aproveitamento! Amado, não permitas que nada ameace a unidade da tua família! Vê que lindo o ensinamento do Salmo 127:3 “Herança do SENHOR são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão.”

E eu termino, dizendo: PAIS, AMEM OS SEUS FILHOS! MARIDOS, VALORIZEM AS SUAS ESPOSAS! ESPOSAS, DEDIQUEM-SE AOS SEUS MARIDOS COM HONRA! A CASA DIVIDIDA CONTRA SI MESMA NÃO SUBSISTE, MAS A CASA UNIDA JAMAIS SERÁ VENCIDA! ASSIM SEJA! ASSIM DISSE O SENHOR!

Nenhum comentário:

Postar um comentário