segunda-feira, 17 de agosto de 2015

A MORDOMIA DO CORPO



A MORDOMIA DO CORPO
Mt 6:25-34    - Texto Áureo – I Cor. 6:20
Introdução:
O incomparável ensino de Jesus nesta passagem põe em evidência o cuidado e o interesse de Deus sobre a vida material dos seus filhos. As necessidades básicas do corpo humano – subsistência e proteção – estão aí resumidas de maneira tão eloqüente quanto singela. A intenção evidente de Jesus é ensinar seus discípulos a confiarem na providência de Deus em relação às coisas necessárias à vida do corpo. O mordomo cristão não pode se angustiar é muito menos desesperar-se na busca aos bens necessários para sua vida, como faz o ímpio, porque a sua confiança está em Deus. Ele sabe que Deus nunca falhará, nunca deixará faltar em sua mesa o pão de cada dia. Ele não prejudica sua alma por causa da ansiosa solicitude pela vida do corpo.
O corpo é a estrutura física do homem. Este foi criado por Deus com um cuidado especial. Ao criar as demais coisas, Deus disse: “Haja...” Quando, porém, criou o homem, formou-o do pó da terra e soprou-lhe nas narinas dando assim o fôlego da vida (Gn 2.7). O salmista Davi disse: “Eu te louvarei porque de um modo admirável e maravilhoso fui formado.” (Sl 139.14).

 
I. CONCEITO FALSO SOBRE O CORPO
Há um conceito errôneo, que existe desde o primeiro século, divulgado pelos gnósticos de que a matéria é má. Com este negam a encarnação de Jesus (o fato de Jesus ter vindo em carne) e afirmam que Ele veio apenas em Espírito.     A Bíblia condena este conceito em I Jo 4.2 e 3 que diz: “Nisto conheceis o Espírito de Deus - todo espírito que confessa que Jesus veio em carne é de Deus; e todo o espírito que não confessa que Jesus veio em carne não é de Deus; mas é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que havia de vir; e já está no mundo.”
Também afirmam que não devemos nos preocupar com a preservação e santificação do nosso corpo, pois sendo a matéria má não importa o que façamos com o mesmo. A Bíblia, por sua vez, também condena este conceito afirmando que o nosso corpo é templo do Espírito Santo devendo ser cuidado como tal.
II.O QUE A BÍBLIA FALA DO NOSSO CORPO ?
Foi criado por Deus: Gn 1.26 e 28 - 2.7 e Sl 139.14.
É templo do Espírito Santo: 1 Co 6.19 e 20.
É usado como metáfora da Igreja: 1 Co 12.12--31.
Podemos glorificar a Deus em nosso corpo (1 Co 6.20 e Fp 1.20), dedicando-o a Deus (Rm 12.1 e 2).

III. DEVERES PARA COM O CORPO
Alimento saudável
1.O ALIMENTO ( vv. 25-27)
Jesus não está ensinando que os súditos do seu reino não precisam trabalhar para comer, como pensaram erradamente alguns crentes em Tessalônica, aos quais Paulo disse: “Se alguém não quer trabalhar, também não coma”(II Tess. 3:10-12). O que Jesus nos ensina claramente é que:
(1)   Não devemos nos afligir por causa da comida, pois se confiamos em Deus ela nunca nos faltará.
(2)   Não devemos permitir que o alimento prejudique nossa comunhão com Deus.
(3)   É Deus quem nos dá o “pão nosso de cada dia”.
As mãos que plantaram, as mãos que preparam nosso alimento são movidas
pela vida que Deus dá.
O mordomo cristão confia, agradecido, na providência de Deus para o suprimento de sua subsistência. Ele não deixa de cultivar sua vida espiritual por causa do alimento. Na prática, isto significa que a satisfação da fome física não prejudica a sua busca do alimento espiritual. Ele não dá mais valor a um banquete no domingo à tarde, do que a uma visita ao irmão enfermo, ao novo convertido ou ao evangelizado. Ele não faz da comida que perece, nem de qualquer outro aspecto da satisfação da sua natureza carnal, o objetivo da sua vida, mas ele se compraz em buscar o pão que permanece para a vida eterna e tem como primeira prioridade na sua vida, a satisfação da sua alma no cultivo das coisas espirituais.
Nada há errado com o alimento comprado com o resultado de um trabalho honesto, como vimos em lição anterior (I Tm. 4:3-4). O que Jesus condena é o sacrifício do espírito por causa da carne.
Higiene do corpo, da casa e das roupas assim evitando doenças
Usar trajes santos (Sl 96.9)
2.O VESTUÁRIO (vv. 28 – 32)
Jesus também não está ensinando que o mordomo cristão deve ser desleixado em sua maneira de vestir-se. Ao enaltecer a beleza do lírio vestido por Deus , Jesus está exaltando a beleza da criação. Tudo o que Deus fez é lindo – da estrelícia à vitória-régia. No caso dos seres humanos, porém, há dois conceitos de beleza:
(1)   Beleza conforme a carne pecaminosa – sensualidade, vaidade, ostentação e luxúria.
(2)   Beleza conforme a alma regenerada – singeleza autenticidade, sinceridade.
A beleza carnal é uma perversão da verdadeira beleza, e não agrada a Deus
(Rom. 8:6-8). A verdadeira beleza, a beleza permanente, não murcha com o tempo, não fenece. É uma beleza pura, interior, que se reflete até no rosto independente de qualquer esforço ou artifício.
Nestes versos Jesus ensina que Deus está interessado em nossa roupa. A nossa aparência exterior revela o que nos vai no coração. Deus quer que confiemos em sua providência quanto ao vestuário, que não nos inquietemos atrás de variedades e vaidades. Devemos agradar ao nosso Senhor, e não à carne pecaminosa, em nossa maneira de vestir. O mordomo cristão não será feliz por possuir 300 camisas, mas por ficar com as camisas suficientes para si e repartir as demais que puder obter com o que tiver necessidade (Ef. 4:28). Haverá algo mais belo do que o amor, que é a fonte de toda a verdadeira beleza? Quem ama possui o manancial da beleza eterna em seu próprio coração. Por que, então, há de afligir-se o mordomo cristão com o vestuário? Por que há de vestir-se o crente copiando os figurinos mundanos onde não há a verdadeira beleza, que só os filhos de Deus podem possuir? Por que invejar, cobiçar e copiar a beleza artificial, enganosa e carnal, da vaidade, quando Deus já restituiu em nós, pela regeneração, a graça do amor?
Visitas ao médico em caráter preventivo - vacinas, por exemplo, exames preventivos, etc.
3.SAÚDE
Relacionado com a alimentação e a aparência do corpo, está o problema da saúde. Deus quer o nosso corpo saudável, porque o nosso corpo é o templo do Espírito Santo. Os vícios, como o alcoolismo, o fumo, as drogas, vícios sexuais, corrompem corpo e contaminam a alma. A fadiga constante, geralmente causada pela má aplicação no trabalho doméstico, também é falta de mordomia. Os aborrecimentos constantes ou prolongados causam uma enorme variedade de distúrbios ao organismo, porém o mordomo cristão vive e reflete o amor de Deus, e por isso vive melhor e vive mais. A prática do ensino bíblico de Romanos12:9-21 faz um bem de valor inestimável à saúde. A alimentação saudável, o tratamento adequado das enfermidades, a observância do descanso físico na medida certa, a paz de espírito, tudo isto ajuda o mordomo cristão a manter a saúde do seu corpo, que é templo do Espírito Santo. Recomendamos mais a leitura de Filipenses 1:20; Romanos 12:1-2; II Coríntios 4:10 e I Coríntios 6:13 e 19, onde a Bíblia nos mostra que não é somente com o nosso espírito, mas também com o corpo que devemos servir a Deus.
4.O TRABALHO
Afim de adquirir pão, agasalho, cultura e saúde para si e para sua família, além de ter o que “repartir com o que tem necessidade” (Ef.4:28), deve o mordomo cristão trabalhar. Há uma idéia errada espalhada entre o povo que não conhece a bíblia, de que o trabalho resultou da queda. Se Adão e Eva não tivessem pecado, dizem, não existiria o trabalho. É só ler a Bíblia com atenção. Antes da queda do homem, Deus já lhe havia dado o trabalho. Antes mesmo da criação de Eva, Adão já trabalhava (Gên. 2:19), e não podia ser diferente, porque ele fora feito à imagem e semelhança de um Deus que não cessa de trabalhar. A conseqüência do pecado foi a adversidade do solo, o egoísmo, a ganância, a inveja, a insatisfação, a fadiga, e as doenças. O trabalho em si, esse não. Os pais cristãos devem ajudar seus filhos, desde pequenos, a amarem o trabalho e a realizarem-no com satisfação. O mordomo cristão deve consultar o seu Senhor também na escolha e no exercício da sua profissão. Estes critérios básicos podem ajudar:
1.      Que o trabalho esteja de acordo com as suas aptidões físicas e mentais.
2.      Que o trabalho seja suficiente para prover as suas necessidades.
3.      Que o trabalho seja uma atividade não apenas legal e honesta, mas dentro da moral cristã. Nem tudo o que está de acordo com a lei civil confere com a moral cristã.  A ética profissional do mordomo cristão é ditada pelo amor que não faz mal ao próximo e pela justiça segundo os padrões da Palavra de Deus.
4.      Que na sua profissão e no seu trabalho o mordomo cristão possa glorificar a Deus. Em cada produto que conseguir ou vender, em cada causa que defender, em cada lição que ensinar, em cada consulta que der, deve o mordomo cristão estar glorificando ao seu Senhor. A motivação por excelência de todo o seu trabalho deve ser contribuir para o estabelecimento do reino de Deus no coração da humanidade.
5.      Descanso
6.      Lazer (Lc 2.52)
7.      Fugir da prostituição (1 Co 6.15-18, Ef  5.1-4 e Cl  3.5)
8.      Não fazer uso dos inimigos do corpo: fumo, bebida e drogas
CONCLUSÃO
De que adianta nutrir o corpo que vai perecer e não alimentar a alma imperecível? De que adianta uma aparência faustosa se não há a beleza interior das virtudes do evangelho? Adianta cuidar da saúde do corpo e não buscar a santificação? De que adianta ganhar rios de dinheiro e não ter paz na consciência? Pode o mordomo cristão ser feliz havendo à sua volta e ao alcance do seu testemunho, milhares e milhões de almas nas trevas da condenação eterna, sofrendo fome, frio e injustiça, sem que ele faça coisa alguma para ajudar a resolver? O mordomo cristão compreende: Fostes comprados por preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo (I Cor.6:20). O alimento, a roupa, a saúde, o trabalho, são coisas essenciais à nossa vida. Confiando estas coisas a Deus, o mordomo está confiando a Deus o essencial. Isto agrada a Deus.
Cuidar do nosso corpo é um dever. Deus escolheu fazer dele o seu templo. Sendo assim, deve ser usado de acordo com a vontade de Deus, que é boa, perfeita e agradável. Sabendo que o nosso corpo não é nosso mas de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário