sábado, 29 de agosto de 2015

ESTUDO BÍBLICO: COMO É A VIDA NA GRAÇA



ESTUDO BÍBLICO: COMO É A VIDA NA GRAÇA
Texto: Filipenses 2:12-16

Introdução: Neste belo texto o apóstolo coloca alguns desafios inerentes àqueles que abraçam a vida com Cristo. Vejamos quais são estes desafios:
1. NÃO PARE
"Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor ." (verso 12)
Desenvolva a sua salvação com temor e tremor, isto é, o mesmo que crescer, progredir, aperfeiçoar e avançar na vida cristã. Muitos obedecem apenas sob vigilância, ou seja, apenas para agradar aos homens. Mas, como exorta a palavra, temos que abraçar a fé com temor e tremor. Em outras palavras: "agora vocês devem ser mais cuidadosos em fazer as coisas boas que resultam do fato de serem salvos".
É proibido estacionar. Não pare, avance; quantos estão parados na vida cristã.
2. NÃO DEPENDA DE SI
"porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade . ., (verso 13)
Nós fazemos, nós trabalhamos, nós nos dedicamos, mas toda obra é Dele. Deus está trabalhando em nós; Deus opera tanto o querer como o realizar. Tudo Deus opera segundo a sua vontade. É maravilhoso saber que quem faz todas as coisas é o Senhor (Jo 15.5). É a graça de Deus operando, é o Espírito Santo trabalhando. A nossa força nada faz. É só Deus que pode agir em nós e através de nós.
3. NÃO MURMURE
"Fazei tudo sem murmurações nem contendas." (verso 14)
Queixas, reclamações, não ficam bem para os filhos de Deus; não podemos nos queixar de Deus ou de um irmão que realiza a obra juntamente conosco, principalmente quando esse irmão se torna a "desculpa" para não nos dedicarmos a obra de Deus. Um dos pecados do povo de Israel no deserto foi a murmuração, o que levou praticamente a extinção de uma geração; A linguagem do cristão é o louvor e a gratidão. (Rm 8:28; I Ts 5:18; Ef 5: 18-20; SI 34: I)
4. NÃO APAGUE A SUA LUZ
"para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo. " (verso 15)
O cristão não é um "Zé Ninguém", nem uma "vaca de presépio", um omisso, um alienado, um lunático. Um marginalizado. De acordo com o texto em Filipenses 2:15, o cristão é luzeiro, um farol. Onde é que o cristão está brilhando? No meio de uma geração corrupta e pervertida! Este texto nos lembra Mateus 5:13-16. Deus tem colocado os seus filhos para serem luzes nesta hora caótica, crítica, difícil em que vive a nossa sociedade. São nessas horas que temos que brilhar. É inadmissível um cristão que se deixe levar pelas circunstancias adversas.
5. NÃO PERCA A ESPERANÇA
"preservando a palavra da vida, para que, no Dia de Cristo, eu me glorie de que não corri em vão, nem me esforcei inutilmente. " (verso 16)
Ao citar "no dia de Cristo" Paulo está se referindo ao julgamento; Tudo o que vimos neste estudo tem uma forte motivação: Deus nos julgará. E quando Ele nos julgar, receberemos das suas mãos a imarcescível coroa de glória. O Apocalipse nos qualifica como vencedores; Isto nos estimula, nos encoraja e nos dá forças para viver a vida cristã.
CONCLUSÃO: Crescendo assim, na Graça, ganharemos muitas pessoas que estão nas trevas para a salvação, e avançaremos sempre em direção da vida eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário