sábado, 29 de agosto de 2015

Davi venceu a depressão adorando

Davi venceu a depressão adorando

Desejo compartilhar rapidamente este Salmo com você. Davi passou por muitas vicissitudes na vida, havia momentos em que ele se sentia abalado e desamparado, mas sempre recorria a Deus. O Salmo 13 é um destes momentos desesperadores pelos quais Davi passou. Ele escreveu igualmente outros Salmos que fala da depressão, mas vamos estudar o Salmo 13, que é um olhar eloquente para o assunto de luta e depressão.
Até quando te esquecerás de mim, SENHOR? Para sempre? Até quando esconderás de mim o teu rosto? Até quando consultarei com a minha alma, tendo tristeza no meu coração cada dia? Até quando se exaltará sobre mim o meu inimigo?
Atende-me, ouve-me, ó Senhor meu Deus; ilumina os meus olhos para que eu não adormeça na morte; para que o meu inimigo não diga: Prevaleci contra ele; e os meus adversários não se alegrem, vindo eu a vacilar. Mas eu confio na tua benignidade; na tua salvação se alegrará o meu coração. Cantarei ao Senhor, porquanto me tem feito muito bem. Salmos 13:1-6
Um dos muitos aspectos da Bíblia que eu aprecio muito é o fato de que é dolorosamente honesta em sua escrita.  Neste Salmo, Davi está claramente deprimido. Ele se sente abandonado por Deus e pessoalmente perdido. O Senhor está distante e os inimigos terrenos de Davi estão perto.  Ele está com medo, tanto para a sua vida terrena e sua alma eterna. Já esteve lá? Eu sim.
O que eu notei, no entanto, é a mudança abrupta na voz de Davi para o final do Salmo. No seu ponto de vista (ou pensamentos destrutivos Davi tomou três decisões rápidas.

Os três passos de Davi para superar a depressão

Primeiro, Davi decide confiar na “misericórdia” de Deus.  Mesmo durante os tempos em que se sentiu abandonado por Deus, Davi escolheu confiar em Deus como refúgio. Deus é Deus e digno de nossa confiança, não importa o que estamos sentindo.
Não importa o quão escuro ficou para Davi (aparentemente a ponto de uma depressão suicida), ele ainda escolheu confiar em Deus com sua vida e bem-estar.
Em segundo lugar, David escolheu alegrar-se no que ele sabe sobre Deus.  Embora as coisas sejam escuras e Deus pareça distante para Davi, ele muda da depressão para alegria na salvação que Deus prometeu para ele. Nós vemos este ensino também na carta de Paulo de 1 Tessalonicenses 5:16-18.
Davi demonstra o que Paulo ensina mais tarde no Novo Testamento. Não importa as suas circunstâncias, se alegre. Paulo escreveu as palavras de “Alegrai-vos sempre no Senhor; regozijai-vos” literalmente da prisão. Ele entendeu a pressão que estava sob Davi e repetiu as mesmas palavras.

Atende-me, ouve-me, ó Senhor meu Deus; ilumina os meus olhos para que eu não adormeça na morte
Em terceiro lugar, Davi escolheu realmente adorar.  Ele caiu em depressão, o que é fácil para qualquer um de nós. No entanto, ele não ficou lá. Ele escolheu adorar a Deus em vez de chafurdar na auto-piedade (um tipo de auto-adoração em si). Fomos criados para a adoração.
Eu acredito nisso com todas as fibras do meu corpo. Quando não estamos adorando a Deus, vamos adorar a alguma coisa. Esta adoração pode vir na forma de materialismo, luxúria, avareza, gula, ou muitos outros vícios que tendem a “curvar-se”. Aqui, Davi escolheu fazer sua adoração ao Deus vivo. Ficar longe do medo e da depressão. Boa escolha.
Eu não estou dizendo que é fácil, mas eu estou dizendo que nós encontramos um bom plano para lidar com a depressão e medo neste Salmo. Sim, precisamos do conselho e ajuda de outras pessoas quando estamos presos e atolados em depressão.
No entanto, há verdade nos elementos de confiança em Deus, regozijando-se em qualquer circunstância em que nos encontramos, e adorando-O (mesmo no meio da depressão), em vez de adorar a nós mesmos por meio da dúvida, a auto-piedade, e até mesmo auto-aversão.
A depressão é grande, mas Deus é ainda maior. Podemos optar por confiar, exulte, e adore, mesmo no meio das nossas horas mais sombrias.  Já vi isso na vida dos cristãos perseguidos em diferentes partes do mundo. Eu já vi isso em amigos e familiares durante a dor horrível de luto pela morte de entes queridos.
Cristo prometeu que Ele nunca vai deixar ou abandonar-nos, mesmo quando nós não o sentimos, Ele está presente. Vamos confiar nEle nesta realidade, alegrar-se em sua bondade, e viver vidas de verdadeira adoração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário