– Você sabe o que é
Mensagem Subliminar ?
– Como surgiu ?
– Cérebro
– Propagandas com mensagens Subliminares
– Real perigo
– Proteja- se e denuncie
– Como surgiu ?
– Cérebro
– Propagandas com mensagens Subliminares
– Real perigo
– Proteja- se e denuncie
Você sabe o que é Mensagem Subliminar ?
A Mensagem Subliminar é dotada de uma arte a mais. A arte da persuasão
inconsciente. Ela trabalha com o subconsciente das pessoas. Dá-se o nome de
mensagem ou propaganda subliminar toda aquela mensagem que é transmitida em um
baixo nível de percepção, tanto auditiva quanto visual. Embora não possamos
identificar esta absorção da informação, o nosso subconsciente capta-a e ela é
assimilada sem nenhuma barreira consciente, e a aceitamos como se tivéssemos
sido hipnotizados. Por definição, subliminares são as mensagens que nos
são enviadas dissimuladamente, ocultas, abaixo dos limites da nossa percepção
consciente e que vão influenciar nossas escolhas, atitudes, motivar a
tomada de decisões posteriores. Subliminares são mensagens que entram na nossa
mente de contrabando, como um vírus de computador que fica inerte, latente, e
só é ativado na hora certa.
Como surgiu ?
Experimento realizado em Fort Lee, New Jersey – EUA em 1956
Experimento realizado em Fort Lee, New Jersey – EUA em 1956
Jim Vicary instalou em um cinema de Nova Jersey um segundo projetor
especial, taquicógrafo, o qual projetava intermitentemente na tela frases como
DRINK COKE e EAT POP CORN. O taquicógrafo pode ser comparado a um tipo de
projetor de slides que projeta um único slide na velocidade de 1/3.000 de
segundo. No cinema é colocado ao lado do projetor do filme – cuja projeção é ao
ritmo de 24 fotogramas por segundo – e fica repetindo a imagem (sobreposta ao
filme) a cada cinco segundos para dar a ilusão de movimento. Durante o filme
Picnic, com Kim Novac (no Brasil “Férias de Amor”), o segundo projetor emitia
um slide com a frase Drink Coke numa velocidade de 1/3.000 de segundo. O slide
era projetado sobreposto ao filme, rápido demais para ser percebido conscientemente,
mas a repetição do sinal subliminar causava efeitos no subconsciente do
público, aumentando as vendas da Coca-Cola em 57,7%.
Segundo Ronnie Cuperfain e Keith Clarke, os resultados seriam otimizados
caso fossem imagens, ícones, no lugar de textos verbais. Ambos comprovaram que
o emprego de mensagens subliminares projetadas no campo visual esquerdo
(direcionadas assim ao hemisfério direito do cérebro) são mais eficazes quando
são empregadas imagens. Wilson Brain Key descreve uma técnica de edição de
imagem que gera um mosaico de impressões visuais, chamado efeito McLuhan ou
Perceptual Overload, e cita os comerciais de TV da Coca-Cola, nos quais até
quatro tomadas são mostradas em um só frame, mostrando pessoas e cenários
diferentes o que satura o consciente que não consegue forçar um sentido,
aceitando a cachoeira de imagens inconscientemente. Ora, tal edição em ritmo de
vídeo clipe, com muitas tomadas ou cenas por segundo, é um claro exemplo da
fórmula proposta: SUBLIMINAR= > Maior quantidade de informação (dividido
por) < Menos tempo de exposição
Cérebro
Com o taquiscocópio, provou-se que o cérebro reage à imagens projetadas
a uma velocidade de exposição de até 1/3.000 de segundo.
Segundo a Semiótica da Cultura, de V. V. Ivanov, o signo, que possui um
significante e um significado, é interpretado pelos dois hemisférios do
cerebrais: Significado: hemisfério direito – tempo real e imagens
concretas (todo); Significante: hemisfério esquerdo – abstrações e
estruturas lógicas (partes).
Existem muitos tipos de Propaganda Subliminar
Subliminar
Ambiental: Mídia Exterior
Enquanto a visão fóvica (criada na fóvea, ou ponto nervoso
central da retina) consciente foca o nome legível em letras garrafais do
estabelecimento comercial ou simplesmente quando dirigimos concentrados nosso
carro, passam despercebidos o fundo, o ruído, a poluição visual indiferenciada,
entrópida dos outdoors e placas captadas pela visão periférica, o fundo
subliminar dos anunciantes. Mesmo a colocação dos outdoors pode ser
estrategicamente planejada.
Subliminar
Eletrônico: Merchandising
O Subliminar tem seu potencial melhor aproveitado quando inserido dentro
da programação normal do que nos intervalos comerciais, burlando assim, os
mecanismos de defesa do consumidor. O Merchandising, como é
conhecida esta técnica subliminar, tem sido constantemente usada pela Coca-Cola
em filmes. Um exemplo seria o filme Blade Runner de 1982 que
se enquadra na categoria subliminar. Todo o quadro é preenchido por uma
poluição visual urbana com dezenas de anúncios, nunca focalizados plenamente
graças ao timing rápido das mudanças de enquadramento, movimento ágil da câmera
focando os atores em ação e a edição com cortes rápidos e freqüentes, que
estonteiam, como um vídeo clipe. O cenário de fundo subliminar é imperceptível
graças à edição veloz . Não há tempo de efetuar uma varredura fóvica pela tela.
Assim, o espectador focaliza os atores e deixa-se envolver pela trama
narrativa, enquanto sua visão periférica recebe subliminarmente as dúzias de
anúncios que pagaram o filme. O Merchandising pode ser
definido como toda a inserção comercial em shows, novelas, filmes e eventos,
porém não é um comercial direto do produto. Quem não se lembra de já ter visto
em alguma novela um personagem bebendo aquela cerveja cujo rótulo e marca
aparecem claramente na imagem ou então em uma partida de futebol você notar a
existência de várias placas colocadas ao longo do campo exibindo marcas ou
nomes de produtos. Inserido em histórias como filmes ou novelas, quanto menos
aparece o produto, melhor é o resultado do merchandising. Basta que se perceba
a sua presença.
Real Perigo
Muitas vezes vemos filmes do cinema ou da televisão os personagens
falando de lavagem cerebral, guerra psicológica, desinformação, hipnotismo e
mensagens subliminares.
“A primeira vez em que vi uma explicação dos poderes da tecnologia de
comunicação subliminar foi num episódio da série policial Columbo. Depois, vi
filmes como They Live, do Carpenter, só tratando da manipulação subliminar, até
chegar no Arquivo X, no episódio “Senha”, no qual são abordados os subliminares
governamentais.” Flávio Calazans
Hoje com a atual tecnologia existem sofisticados aparelhos
subaudíveis/visuais, ondas de rádio, etc…que fazem o experimento de Jim Vicary
parecer brincadeira de criança. As mensagens subliminares são empregadas para
ensinar idiomas enquanto o estudante dorme, para vender produtos e até eleger
Presidentes da República. Existem grandes empresas que colocam vírus nos
computadores que fazem piscar na tela (efeito flicker) frases como “trabalhe
mais rápido”, para aumentar a produtividade dos empregados. Também supermercados
instalam som ambiente com frases “sou honesto” e “roubar é errado”, a fim de
reduzir os índices de furtos entre os clientes, e bancos agem de forma
semelhante para estimular aplicações financeiras.
Nem todo o subliminar é mau e nocivo; veja, além das artes, os
subliminares didáticos e terapêuticos para curar fobias e traumas psíquicos.
Proteja-se e denuncie
A Propaganda Subliminar nem mesmo é citada nas leis, mas por um processo
de interpretação hermenêutica foi proposto que se aplique aos casos dela o
artigo 20 do Código de Ética dos Publicitários, que diz que as mensagens devem
ser ostensivas e assumidas ( o merchandising subliminar é anti-ético, pois é
não ostensivo e é dissimulado), assim como também o artigo 36 do Código de
Defesa do Consumidor, que proíbe anúncios disfarçados, dissimulados.
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