O arrebatamento da Igreja
Quando
pensamos na vinda de Cristo é inevitável refletir sobre o
arrebatamento. A Bíblia descreve esse evento surpreendente, que
acontecerá num futuro incerto e impossível de precisar sua data (cf. Mt
24.36). Somos conclamados a vigilância e santa expectativa para o grande
dia, onde a comunidade cristã em forma de Noiva terá seu maravilhoso
encontro com a pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo [1]. O arrebatamento é
uma doutrina para corações que necessitam de esperança.
O que é o arrebatamento?
A
palavra arrebatamento, em sua raiz grega, significa retirar um objeto
com força e rapidez inesperada [2]. O arrebatamento será uma retira da
Igreja, de modo brusco, sobrenatural e sem prévias. A Igreja se unirá
com Jesus Cristo para todo o sempre, mediante a ressurreição dos santos e
o arrebatamento dos vivos.
Escrevendo
sua primeira missiva aos Tessalonicenses (4.13-18), o apóstolo Paulo
apresenta a seqüência do arrebatamento: 1) O Senhor descerá do céu; 2)
Os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; e 3) Os vivos no
Senhor serão arrebatados.
Quando será o arrebatamento?
Ninguém
sabe, só é possível saber que o evento é iminente, pois os sinais se
identificam no decorrer da história. Agora se deve evitar ao máximo
especulações, que sempre caem no terreno arenoso de heresias, fantasias e
fanatismos. Quando Cristo adverte que o dia e hora não podem ser
previstos, isso não significa que o ano ou século ou o milênio poderão!
Ora, muitos empolgados com a escatologia falam besteiras como: “estamos
na última geração”, “somos o último avivamento antes da vinda de
Cristo”, “Cristo voltará logo, pois sempre algo acontece num período de
dois mil anos” etc. Lembremos sempre das palavras de Jesus: “Não vos
pertence saber os tempos ou épocas que o Pai estabeleceu pelo seu
próprio poder” (Atos 1.7).
Os
cristãos devem vigiar e orar, sempre preparados para a vinda de Cristo,
mas nunca obcecados em querer especular sobre a proximidade do fim do
mundo. Você então pergunta: Então porque os sinais? Ora, sinais não
devem ser objetos de especulação, mas simplesmente advertências sobre a
malignidade que os cristão enfrentarão no decorrer da história
eclesiástica antes da vinda de Cristo. Como esperar o arrebatamento?
Nunca pegar calculadoras ou “mapas escatológicos” para dizer que essa é a
última geração, mas sim esperar a vinda de Cristo recebendo o poder do
Espírito Santo e testemunhando até que Cristo volte (At 1.7-8).
É
engraçado como nós evangélicos costumamos em mensagens evangelísticas
usar abusivamente a frase: “Jesus está voltando”. Ora, essa consciência
deve despertar a Igreja para desempenhar a cada dia o seu papel: A
grande comissão! “O Jesus está voltando” deveria servir como incentivo
para engajamento nessa missão e não virar clichê de evangelista, pois
essa frase deve ser voltada principalmente para a comunidade cristã.
A vinda de Jesus não pode ser marcada!
Várias
foram as tentativas para marcarem a vinda de Cristo, ou seja, a data do
arrebatamento. Muitos ignoraram a advertência de Cristo, que “daquele
Dia e hora ninguém sabe” (Mt 24.36). Alguns exemplos podem ser citados:
a) Guilherme Miller
O fundador do Adventismo marcou a vinda de Cristo para os dias 21 de março de 1843 e 21 de março de 1844.
b) Charles Taze Russell
O
fundador da seita “Testemunhas de Jeová” marcou eventos apocalípticos
para os anos de 1909, 1914 e 1915. Seus seguidores ainda marcaram a
volta de Cristo para 1984.
c) Bang-Ik Há
O coreano fundador da seita “Missão Taberá”, marcou a vinda de Jesus para 1992.
d) John Hinkle
Um pastor de Los Angeles, que marcou a vinda de Cristo para o dia 9 de Julho de 1994.
e) Valnice Milhomens
A “apóstola” da Confissão Positiva marcou a vinda de Cristo para um sábado de 2007, ou shabbat,
como os judaizantes preferem dizer. Sendo quarenta anos depois de 1967,
o ápice do Movimento Carismático, segundo Milhomens. Hoje ela se
defende dizendo que a o vídeo de sua pregação estava fora do contexto!
(?).[3]
A vinda de Cristo em duas fases
As
duas fases da vinda de Cristo marcam o início e fim da Grande
Tribulação. A primeira fase é o arrebatamento da Igreja, sendo que Jesus
virá sobre até as nuvens (I Co 15.52; I Ts 4.16,17). A segunda fase da
vinda de Cristo será sua descida sobre o Monte das Oliveiras, juntamente
com a igreja, para livrar Israel das garras do anticristo. Nesse
momento julgará as nações e implantará o Milênio (Zc 14.4; Mt 24.30; Ap
1.7; 19.11-21 e 20.1-6)[4].
Quem participará do arrebatamento?
A
Bíblia descreve alguns personagens desse evento, especialmente em dois
textos que dão destaque ao arrebatamento, que é I Co 15.51-54 e I Ts
4.13-18. Esses personagens são:
a) Jesus Cristo
No
arrebatamento é a pessoa de Cristo que aparece que um papel principal,
pois como disse Paulo: “o mesmo Senhor... descerá do céu” (1 Ts 4.16).
Simplesmente uma cena marcante, pois é certamente o cumprimento da
promessa que o Senhor nunca nos deixará sós, mas que virá em breve nos
buscar. (Mt 28.20; At 1.11)
b) O arcanjo
Certamente
Miguel participará desse evento, pois é o único arcanjo mencionado nas
Sagradas Escrituras. Logo, arcanjo só existe um, pois a palavra grega archangelos significa “anjo principal”. Assim como o nascimento de Cristo foi anunciado por anjos, assim será também sua segunda vinda.
c) Os mortos em Cristo
Os
mortos em Cristo de todas as épocas ressuscitarão em corpos gloriosos,
semelhantes ao de Cristo quando ressuscitou. Na glorificação dos santos
os frágeis corpos mortais serão revestidos de imortalidade. Serão os
primeiros a ressuscitarem, como Paulo lembra em I Ts 4.16. Os santos que
hoje morrem mais cedo encontrarão com o Noivo.
d) Os vivos em Cristo
“Depois
nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados” (I Ts 4.17). “Nem
todos dormiremos (ou seja, morreremos), mas todos seremos transformados”
(I Co 15.51).
Elementos atrelados ao arrebatamento
a) Surpresa
Textos
como Mt 24.36, 42-44; 25.13 e Tt 2.13 mostram que esse evento será uma
surpresa. As exortações para com a vigilância não fariam sentido sem o
elemento “surpresa”.
b) Velocidade
No texto de I Co 15.52, Paulo usa a palavra grega átomos,
que foi traduzida por Almeida como “num momento”. Na química antiga o
átomo era considerado o último elemento da matéria, portanto
indivisível, ou seja, impossível de ser cotado [5]. A palavra grega átomo
mostra como a velocidade do arrebatamento é enorme. Outras expressões
bíblicas como o “abrir e fechar dos olhos” (I Co 15.52) mostram a
velocidade desse acontecimento.
c) Invisibilidade
As
expressões gregas para definir esse evento, como a própria palavra
arrebatamento, dão a entender que teremos o elemento da invisibilidade.
Conclusão
Acima
da necessidade de conhecer detalhes sobre o arrebatamento, é importante
ter a máxima de consciência que devemos esperar o Senhor com uma viva
expectativa, e honrando ele nessa espera, cumprindo nossa missão que
chamasse Grande Comissão. Que fiquemos com as palavras do apóstolo
Paulo: “Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o
Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também
a todos os que amarem sua vinda” (II Tm 4.9).
Nenhum comentário:
Postar um comentário